segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sonhar

Vejo ao meu redor uma "onda positiva" de gente que tenta incentivar os outros a encontrar-se, a encontrar o seu lugar no mundo, a alinhar-se com a energia do Universo e a dar o seu melhor. É lógico, e bem o sabemos, que entre os que acreditam que estão a fazer isso para o bem do próprio ser - e, por extensão, à humanidade como um todo - há os que têm como primeiro objectivo ganhar dinheiro. É uma troca: enchem-nos de esperança enquanto lhes enchemos os bolsos.
Mas não falemos disso agora.

Uns e outros dizem-nos que não devemos renegar o nosso potencial, que é um dever perante nós próprios maximizar aquilo que somos capazes de fazer. Realizar-nos e com isso tornarmo-nos (mais) felizes, espalhar essa felicidade em redor criando uma onda que se alastra como a ondulação causada pela queda de uma pedrinha na água.

É-nos dito que não devemos desistir de perseguir os nossos sonhos. Mas poucos nos relembram que devemos analisar esses mesmos sonhos e ver se se trata de algo que sejamos capazes de obter pelos nossos próprios esforços. Ter sonhos, desejos, ambições, não exclui ser realista.
Um exemplo? Posso sonhar tudo o que quiser mas nunca serei uma top model. E quando digo isto não me respondam "com força de vontade consegues dominar o teu corpo e perder esse peso a mais, ó badocha"; a força de vontade e a atitude positiva nunca me farão crescer 10 cm... nem a mim nem a ninguém. (E não, nunca sonhei ser top model!)

Temos que parar para pensar naquilo que desejamos, que sonhamos conseguir/ter. Há coisas que pura e simplesmente não são para nós, por um ou outro motivo. Analisá-las racionalmente, reconhecê-las e afastá-las não é desistir: é abrir espaço para sonhos e desejos que sejamos realmente capazes de alcançar.



Um guerreiro experiente não desperdiça as suas energias em qualquer escaramuçazita.
Um bom guerreiro guarda as suas forças para algo pelo qual valha realmente a pena lutar. Difícil é, por vezes, descobrir qual é esse algo.
Pensem nisso ;)

Sem comentários: