domingo, 14 de abril de 2013

Partilhar

Gosto de ensinar os outros.
Não digo isto no sentido pejorativo de "dar uma lição" para me mostrar superior de alguma forma - gosto de partilhar conhecimento, de sentir que estou a dotar outra(s) pessoa(s) de ferramentas com que podem fazer mais e/ou melhor. E fico contente quando sinto que do outro lado há interesse em aprender o que eu sei e pô-lo a uso. Dou-me ao "trabalho" de preparar material, mini-manuais ou anotações e dar acesso ao material que eu própria consulto.

Agora, do que eu não gosto mesmo é de algumas atitudes:
- a de "não me estás a ensinar nada que eu já não saiba" quando é claro que não sabem mesmo
- a de não se darem ao trabalho de prestar atenção e depois dizerem que não perceberam nada
- a de aprenderem com interesse, até avidez e a seguir virarem-se para terceiros e dizerem que aprenderam sozinhos a consultar a net

Em qualquer dos casos, deixam de poder contar comigo. Não porque eu lhes queira mal - mas se não estão na disposição de aceitar a partilha ou reconhecer que a receberam de outra pessoa (no caso, eu) então eu também não estou na disposição de perder o meu tempo com essa gente. Já que são tão absurdamente inteligentes que não precisam que eu explique, vão aprender sozinhos para o raio que os parta.

E, se eu estiver realmente aborrecida com as atitudes (especialmente no primeiro e terceiro caso), espero pela oportunidade de os ver "cair em chamas". Não que me dê prazer ver os outros a ser humilhados... mas se estiverem "a arder" e eu for a única pessoa por perto com um copo ou um balde de água, bem podem ter a certeza de que a vou beber toda.

1 comentário:

Liliana Fernandes disse...

Compreendo na perfeição...