quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O sentido das palavras


'Writing is learning to say nothing, more cleverly each day' – William Allingham

Nem sempre o que escrevo tem sentido.
Às vezes não tem, mas é acidental.
Ás vezes não tem, e é propositado.

Muitas vezes as palavras têm um sentido mas não um propósito. Servem para exprimir mas não necessariamente para comunicar. E muitas são as vezes que tenho escrito dessa forma, porque há coisas que não se podem gritar aos ventos, e outras que até em segredo podem ser problemáticas.


«Mas... se não é para comunicar, porque escreves?»

Escrevo porque tenho de escrever, de expurgar, de libertar o que me preenche ao ponto de sufocar. Traduzi-lo em palavras é a forma mais simples de resolver a situação, porque permite remover o peso, o sufoco, e cristalizar o momento de forma a que, se quisermos, possamos revisitá-lo mais tarde, já munidos de outra perspectiva e quiçá outras ferramentas.
Mesmo quando pareço estar a escrever para alguém, na realidade escrevo para mim mesma, porque sinto que tenho de o fazer. Quando o que nos preenche, nos confunde, nos alegra ou despedaça está relacionado com outra pessoa, torna-se mais fácil escrever dirigindo-lhe as palavras. Sentimos que "dissemos o que tínhamos de dizer", mesmo que o "receptor" não esteja sequer ciente do facto de que aquilo que escrevemos lhe era supostamente destinado.


Mas há alturas em que as palavras são medidas e calculadas, em que queremos que tenham o peso e contornos certos, porque queremos dizer o suficiente mas não demasiado. Essas palavras podem ser perigosas. Um adjectivo a mais, um tempo verbal trocado, e expomos o que não queríamos ver divulgado. E num faux-pas como esse, quando a verdade fica exposta na máxima força da sua nudez, resta-nos apenas lançar mão ao manto diáfano da fantasia e... fingir que é a fingir.

Às tantas, tantas são as letras e as voltas do fingidor, que todos acreditam que a dor, a verdadeira, é fingida. E eu rio-me, vestindo a capa do fingidor: fingindo escrever sobre nada quando quero dizer tudo.

Sem comentários: