sábado, 14 de abril de 2012

Um dia é da zebra e outro...

As zebras não são apenas "cavalos em pijama". O padrão que as torna tão distintas é o mesmo que lhes dá algum grau de protecção contra predadores fortes, esfomeados e como tal implacáveis.

Quando correm para fugir a um predador, as zebras não optam por uma corrida em linha recta, o que, por uma lógica linear, pareceria fazer mais sentido porque lhes permitiria ganhar mais distância. Mas isto não resultaria com uma chita: enquanto a zebra pode atingir 65 km/hora em corrida, a chita ultrapassa facilmente os 100 km/hora.

As zebras correm em ziguezague à frente do predador, confundindo-o: as listas fazem parecer que a zebra vai numa direcção e ela inflecte para a outra. Isto faz com que o predador perca algum tempo a corrigir a direcção, permitindo à zebra ganhar um pouco de distância e até defender-se com um forte coice.
(imagem copiada daqui)


Só que nem sempre isto funciona, e é exactamente isso que providencia o equilíbrio na natureza. Se os predadores apanhassem todas as zebras, elas extinguir-se-iam; se elas conseguissem sempre escapar, poderia haver uma superpopulação que sobrecarregasse fortemente os recursos alimentares, afectando inclusive outras espécies que partilhassem a mesma dieta.

"Um dia é da caça, outro do caçador" (ou, um dia é da zebra e outro da leoa)

Viva o equilíbrio :)

Sem comentários: