quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Frágil

A amizade é algo precioso.
Não como uma jóia - essa, por muito bonita que seja, continua a ser uma peça mineral, de pedrarias e/ou metais, fria e passível de ser vendida.
Para mim a amizade assemelha-se a uma flor rara, de extrema beleza, frágil e delicada.

Uma flor deve ser cuidada para que não murche, alimentada com um bom solo e água na quantidade ideal (umas precisam de muita e outras de muito pouca), protegida de maleitas e insectos que a devorem.
A amizade deve ser tratada de forma semelhante. Se formos descuidados na forma como tratamos os outros, será que a amizade resiste? Se a negligenciarmos, poderemos ainda invocá-la como válida? Não me parece.

Há amizades que parecem cactos - resistem (ou parecem resistir) a tudo. Mas mesmo os cactos precisam de ser nutridos e protegidos. Por muito fortes que sejam, há um componente de fragilidade que os torna susceptíveis ao enfraquecimento e à morte.

No caso da amizade, o perigo vem dos mal-entendidos.
Pequenas coisas aparentemente inócuas que são vistas, por um dos lados, de forma totalmente diferente, positiva ou negativa.

Um telemóvel perdido ou roubado pode fazer com que não consigamos telefonar a desejar feliz aniversário; o aniversariante poderá ficar a pensar que nos esquecemos da data.
Podemos dar um abraço só porque nos sentimos felizes e bem dispostos; o receptor desse abraço pode pensar que há qualquer outra razão por trás do gesto e sentir-se constrangido ou, pior ainda, começar a imaginar o que não existe.

É por isto que sou pela completa franqueza entre amigos, desdenhando o 'politicamente correcto'. Podemos, sim, usar de algum tacto caso o que temos a dizer não seja agradável; mas reter uma informação, uma opinião que pode afectar a convivência, acho que não o devemos fazer de forma alguma. O que é essencial é esclarecer as coisas, reiterando que não se deseja que a amizade em si seja posta em causa. Amigos verdadeiros não levarão isso a mal - se levarem, a amizade talvez não seja assim tão profunda.

Tenhamos em consideração a fragilidade, nutramo-la e evitemos mal entendidos; porque uma grande amizade é das coisas mais preciosas que a vida tem. :)

2 comentários:

Liliana Fernandes disse...

Confesso que estou a ficar fã dos teus "pensamentos". Este é perfeito!
Bom fim-de-semana

XR disse...

Obrigada, Liliana, pela visita e pelas palavras. :D
Bom fim de semana!